Páginas

Eliaquim Mangala et Steven Defour contratados pelo F.C.Porto

O FC Porto Sad. «A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um princípio de acordo, com o Standard Liège, para a aquisição dos direitos desportivos dos atletas Defour e Mangala.

O valor desta transferência, assim como informações quanto ao vínculo contratual com os jogadores, serão comunicados assim que estiverem concluídas as negociações».

Os jogadores já se encontram na cidade do Porto sendo que amanhã irão fazer os exames médicos e depois assinam contrato falam-se em 5 anos de contrato, mas tudo se irá ver nos comunicados à CMVM por intermédio do FCPorto.
Abordando um pouco estes dois jogadores que serão estranhos para a maioria dos Portistas.
Eliaquim Mangala (esforcei-me para procurar uma foto vestido de Azul ou de outra cor que não o vermelho, não gosto de ver os jogadores do meu clube vestidos de vermelho..)

É um jovem com 20 anos internacional sub-21 pela selecção francesa vive e joga futebol na Bélgica desde os 5 anos de idade. Aos 20 anos era um dos titulares indiscutíveis na defesa do Standard Liège um dos maiores clubes da liga Belga de futebol. Tem uma envergadura bastante aceitável com 1,87 e 84kg facilmente será de ver que se impõe muito bem no espaço aéreo, mas é também dotado de técnica elevada o que lhe permite sair a jogar (uma situação bem ao gosto do nosso clube). Uma das maiores curiosidades sobre este jogador é que pode fazer mais do que uma posição, tal como lateral esquerdo (posição na qual iniciou a sua carreira) e médio defensivo o que aliada à sua idade demonstra que tem uma margem de progressão enorme.

PS: Eu pessoalmente sempre gostei de centrais Franceses, desde Thuram,

Marcel Desailly

, Blanc e mais recentemente o jovem Varane que foi para o Real Madrid são uma "linhagem" muito boa penso que dado o valor de mercado vs margem de progressão foi uma óptima compra para o FC Porto.


Steven Defour

Dados Biográficos  

Data de Nascimento: 15 – 04 – 1988

Nacionalidade: Bélgica
Altura: 1.74
Peso: 65
Posição: Médio Centro; Médio Ofensivo; Médio Interior; Médio Defensivo
Internacional AA pela Bélgica

Figura incontornável do bicampeonato do Standard, é, desde os 19 anos, o capitão da formação de Liège. Médio ofensivo de origem, Steven Defour foi transformado, com sucesso, por Lázló Bölöni em unidade mais recuada do sector intermediário, de forma a tirar partido da sua capacidade para organizar e conduzir jogo ofensivo, como também para gerir e definir os seus ritmos. Melhor jogador belga em 2007 e uma das principais figuras da renovação da Selecção AA do seu País, Muito forte a nível do passe e inteligente a ler o jogo e as movimentações dos seus colegas de equipa, Defour destaca-se igualmente pela velocidade, mobilidade e capacidade de drible que lhe permitem criar desequilíbrios em situações de um para um com os adversários. Especialista na execução de lances de bola parada – directos ou indirectos –, sabe tirar partido do seu bom remate de pé direito e do seu talento para efectuar cruzamentos precisos. Não se tratando de um especialista em acções defensivas, sabe, no entanto, fazer-se valer da sua cultura táctica e posicional, para além de se revelar um jogador com elevado sentido colectivo. 
 (Este traçar de perfil foi retirado de um site que é de uma pessoa ligada ao mundo do scouting em Portugal e acredito plenamente nela.)  
Dizem as "más" línguas que este jovem jogador pertencente a uma muito talentosa geração de jogadores Belgas é um verdadeiro capitão de equipa dentro do campo e que demonstra já muita maturidade para a idade que tem