Páginas

Supertaça Europeia Barcelona - FCPorto


Barcelona  vs FC Porto 26/08/2011 @ Mónaco  RTP1 e RTPHD 19:45

Aí está o encerrar de uma época de ouro para o nosso FC Porto, nada melhor que jogar contra aquela que é considerada por muitos como a melhor equipa do mundo neste momento, outros vão mais longe chamando-lhe a melhor equipa de sempre; eu chamo-lhe uma equipa com um tipo de futebol aborrecido, mas há quem goste, são opiniões e todos temos direito a ela! Mas é o jogo do ano para qualquer jogador do FC Porto, têm a oportunidade de mostrar ao mundo do futebol, que a época passada não foi uma obra do acaso, mas sim obra de muito trabalho de um enorme plantel com uma estrutura atrás fabulosa que nos permitiu ganhar Supertaça da Portugal (2-0 ao benfica ) Taça de Portugal (6-2) ao Vitória de Guimarães, Campeonato Nacional com 21 pontos de avanço para o 2º lugar sem perder um único jogo e a Liga Europa onde fizemos uma campanha assombrosa, com goleadas bom futebol e um jogador que marcou mais golos que qualquer outro em alguma época o tinha feito, Radamel Falcao com 17 golos é o jogador com mais golos na história desta competição.
Frente-a-frente vão estar o Campeão Europeu – Barcelona contra o vencedor da Liga Europa – FC Porto; este é um daqueles jogos onde todos gostariam de estar, mas só alguns lá podem chegar e o FC Porto chegou lá 3 vezes em 10 anos.

Barcelona com 3 baixas importantes, desde já o seu capitão e parceiro de defesa Puyol e Piqué estão lesionados não podendo por isso dar o seu contributo à equipa e mais à frente o jovem Holandês Afellay também ele lesionado. Barcelona que joga no chamado ticki tacka, que passa por rodar a bola por todos os jogadores e se possível pelos roupeiros e pelos adeptos também, até adormecerem a outra equipa e abrirem espaços para David Villa, Messi e outro que possa aparecer, tanto pode ser Iniesta como Xavi, Sérgio ou até Daniel Alves, um lateral muito ofensivo. Este tipo de futebol jogado pela equipa de Guardiola funciona a maior parte das vezes porque é uma equipa com muita posse de bola, normalmente acima dos 60\70% e aí é que está o maior problema, é que o FC Porto também gosta de a ter e como só pode haver uma bola dentro do campo não dá para os dois; a maior diferença entre Barcelona e FC Porto é que o FC Porto faz uma transição defesa ataque sempre na tentativa de ir chegando perto da baliza do adversário já o barça mesmo estando ao pé da baliza do adversário não se importa de a mandar de novo para o guarda-redes Vítor Valdés.
FC Porto agora comandado por Vitor Pereira que tentará manter os processos da época passada, aumentado-lhe segundo ele, apenas uma pressão mais alta e maior rapidez na circulação de bola.
O FC Porto tem que ter cuidado com este Barça sobretudo no momento em que perde a bola e tem que recuperar para o campo defensivo, na minha opinião a maneira mais “fácil” de derrotar o Barcelona passa por um maior numero de unidades no meio campo e na defesa, como tal a minha equipa inicial passaria por:
Como podem ver, punha Álvaro Pereira a extremo esquerdo. E dizem vocês, “Mas este gajo é tolo.” Não não sou, a minha ideia principal seria que em momentos de ataque a defesa ficaria sempre composta por 4 jogadores o meio campo com 3, sendo eles Guarin Moutinho e Belluschi e Álvaro Pereira que faz muito bem essa posição, se bem se lembram esteve no 11 ideal da Copa América jogando exactamente nessa posição, com Hulk e Kleber como parceiros de ataque. Em momentos defensivos, Álvaro passaria para o meio campo fazendo um quarteto de meio campo, com outro quarteto na defesa e Hulk e Kleber no ataque, permitindo assim ao FC Porto ter 2 jogadores apenas na frente para um contra-ataque rápido em caso de recuperação de bola quer de Moutinho, Belluschi ou Guarin, todos eles excelentes nos passes de rotura ou para as costas da defesa, onde Hulk com a sua explosão e velocidade poderá ser letal. Mas isto é a minha opinião e a minha visão de jogo, Vitor Pereira terá a sua que deverá passar pelo onze que tem jogado, o que a acontecer, não quer dizer mais do que o que todos não queremos, que Álvaro Pereira estará de saída, ele que é um dos jogadores mais influentes do FC Porto. Vitor Pereira deve jogar então da seguinte maneira:
O que poderá significar mais uma vez Souza em campo ele que ainda não está adaptado aquele lugar especifico e como tal não está preparado para a luta que se avizinha com constantes acelerações e trocas de bola, onde é importante a antecipação, caso contrario faltas atrás de faltas e todos sabemos como é este Barcelona nas bolas paradas perto da baliza  e também Varela que está neste momento em baixo de forma, se bem que estes jogos não há formas, há dar a vida e morrer em campo pelo nosso clube se for preciso. Seja qual seja a táctica e a equipa, espero ver um FC Porto dono de si, mostrando a sua identidade dentro do campo e fazendo o seu melhor dando 100% durante os 90 minutos, tudo o resto é resultado do trabalho que se faz lá dentro. SE ACREDITO NA VITÓRIA? Não era Portista se dissesse que não..Mas se o meu clube me deixar orgulhoso de ser Portista e puder dizer que joguei tão bem ou melhor que eles..então para todos nós será um orgulho!!  


PS: Visto ter feito tudo isto ontem e apenas agora ter acedido à Internet e deparando-me com a noticia do Álvaro Pereira que foi excluído da lista da Supertaça Europeia o que significa que poderá estar de saída, permitindo a entrada de 1 dos mais recentes reforços Defour, trocaria apenas o Álvaro por Varela que é o nosso extremo com melhores capacidades defensivas. 
PS2: Lá vai mais uma joia da coroa, esta para mim mais importante do que a outra, até porque era o meu jogador preferido.