Páginas

As razões do nosso desagrado Vs má habituação e excesso de exigência.




Vimos de uma época fabulosa em que vencemos tudo o que mexia, tudo o que havia para ganhar, excetuando a Taça da Cerveja como alguns gostam de lhe chamar. 
O FC Porto tinha uma tática, todos sabiam o que faziam dentro do campo, todos estavam super motivadíssimos, tivemos super jogos, como o do Dragão e o da Luz para o campeonato e para a taça, também tivemos jogos péssimos, em que ganhamos é certo mas não foi tudo um mar de rosas, lembram-se do jogo contra o Guimarães? Com certeza haverá mais, mas com uma época daquelas quem é que se pode lembrar dos maus jogos, ninguém óbvio. Esta época temos 10 jogos, dos quais 6 são vitórias, 2 derrotas e 2 empates. Dessas 5 vitórias, ganhamos uma supertaça, goleamos em três ocasiões e jogamos o suficiente para ganhar outras duas, das duas derrotas, uma delas foi contra o chamado "SuperBarça" por 2-0 na Supertaça Europeia, onde todos elogiaram a equipa, mesmo após uma derrota, eu próprio elogiei, podem ver aqui no blog isso mesmo, a outra derrota, foi estrondosa, um jogo péssimo sobretudo após a expulsão e as substituições ao intervalo da nossa equipa técnica, quanto aos dois empates, um foi contra o Feirense, não jogamos propriamente bem, pelo contrário, mais um dos maus jogos da época, por vários motivos, neste jogo, penso que foi mais uma má planificação de jogos do que propriamente outra coisa, já no jogo contra os marroquinos de lisboa, o que falhou, sobretudo na segunda parte foi a parte mental, essa mesmo que o ano passado jamais falharia, esta época já nos traiu por duas vezes. Por duas vezes estivemos a ganhar o jogo e por duas vezes, com relaxamentos de jogadores consentimos de novo o empate. 

Então o que é que tem falhado verdadeiramente nesta época?
Penso que cinco ou seis coisas essenciais.
  1. O treinador ainda não conseguiu implementar a sua tática, na minha ótica, está a tentar fazer tudo rápido demais, o que já se sabe, não é propriamente uma boa coisa, alterar tudo em competição, mais lhe valia continuar com a tática que os jogadores conhecem e ir alterando os processos a pouco e pouco, consoante a capacidade física dos jogadores lhe permite-se, até porque essas mudanças assim repentinas, causam desmotivação, porque não há um enquadramento perfeito dos jogadores que estavam habituados a uma tática que lhes rendeu muitas vitórias.
  2. A equipa técnica renovada pelo treinador, sobretudo o adjunto, não parece qualificado suficientemente para o cargo, um auto proclamado mestre do momento defensivo, jamais aconselharia algumas das mudanças ou alterações iniciais que se têm visto no inicio da época.
  3. Vítor Pereira, tem um perfil bastante diferente de André Villas Boas, e está a entrar em conflito consigo próprio, porque nota-se claramente que o seu perfil, é mais de introspeção e não de "ataque cerrado" nas conferências de imprensa e isso está a prejudica-lo.
  4. As propostas e competições, como a Copa América, atrasaram os processos de jogadores que poderiam ser vendidos e depois já e acabaram por ficar, Alvaro Pereira, Guarin, Fernando, três dos pilares da equipa, estavam desmotivados, Fernando já voltou, Alvaro está a voltar, falta o Guarin topo de forma como o ano passado. 
  5. Outros jogadores chave, como Varela, Fucile, Moutinho e Sapunaru, ainda não se encontram na melhor forma, sobretudo Varela e Fucile, este último anda completamente perdido dentro do campo, distraído, fora de forma, sempre em conflitos com adversários e como se isso não bastasse...amarelos e vermelhos em catadupa. 
  6. Somos demasiado exigentes com o clube, com os jogadores e com a instituição FC Porto, sim, empatemos dois jogos e perdemos um, tivemos uma péssima semana, mas não quer dizer necessariamente que o treinador deva ir embora, amanhã ou domingo, caso o jogo com a Académica, porque perguntam vocês? Porque não estamos em últimos do campeonato, porque ganhamos um troféu, porque contra uma das melhores equipas do mundo saímos de pé, porque apesar de tudo, não perdemos com um dos mais diretos rivais na luta pelo titulo e porque mais jogos, acontecem todos os anos, a diferença é que a nós são tão poucos que ficamos mal habituados.
Vítor Pereira tem tido algumas más decisões, pode? Sim pode, Vítor Pereira tem que melhorar? Sim tem, mas os jogadores também têm que dar mais de si para podermos triunfar mais uma vez esta época.
Eu como adepto do FC Porto dou o meu voto de confiança, até dezembro, presumo que aí das duas, uma, ou estaremos em primeiro lugar do campeonato, na próxima fase da champions league e seguimos em frente na taça de Portugal, ou então estaremos com a época perdida e aí poderemos começar a planificar a próxima época. 
Devemos criticar quando há que criticar, mas devemos cair no exagero e exigir o despedimento de um treinador após dois maus jogos e três descompensações mentais, de treinadores e jogadores? Absolutamente errado!
Próximo jogo, todos a lutar pela vitória mais uma vez, até a exaustão e se tudo correr bem, teremos o velho Porto na nova capa, aquele Porto que nunca perdia duas vezes seguidas!
Neste momento interessa é cerrar portas, juntar as tropas e partir para cima deles!
Somos Porto e vamos continuar a ganhar!