Páginas

Clássico de emoções e paixões fortes, a luta pelo primeiro lugar.



Aí está à 6º Jornada, finalmente um clássico e logo o que gera mais paixões, o que faz fervilhar o coração do adepto mais do que nunca, o Estádio do Dragão veste de gala e com lotação esgotada, para receber o maior rival do FC Porto.

Perto de 55 mil pessoas nas bancadas prontas a rebentar de alegria com um golo dos seus jogadores preferidos, não importa qual marca, se bem que um golo de Hulk ao benfica, vale mais do que um golo de Moutinho ou Kléber, por tudo o que jamais esqueceremos e também Hulk jamais esquecerá.
O último jogo no Dragão entre FCPorto e benfica para o campeonato terminou com um banho de bola, tática e com uma goleada que não teve outros contornos ainda maiores, porque, o FC Porto abrandou um pouco o seu jogo naquela que foi uma das vitórias mais apaixonantes numa época ímpar do FC Porto onde conquistou Supertaça ao benfica Taça de Portugal ao Vitória de Guimarães, Campeonato e a Liga Europa ao SCBraga em Dublin. É um FCPorto que se apresenta para esta época com poucas mudanças, do onze titular usual da época passada "apenas" falta Falcão que será substituído no onze titular por Kléber. Mas tudo o resto é diferente, depois do tropeção em Aveiro contra o CDFeirense onde os jogadores do FC Porto foram passear e só se lembraram que era preciso ganhar a vinte minutos do fim do jogo e acabaram por perder os primeiros pontos da época, permitindo ao benfica encostar-se na liderança e vir jogar ao Dragão mais descansado do que seria de esperar, por não ter que recuperar pontos de atraso, mas sim lutar pela liderança do campeonato três pontos à frente do FCPorto.
O FCPorto parte para este clássico com uma vantagem no total dos clássicos: 60 VITÓRIAS DO F.C. PORTO, 41 EMPATES e 53 VITÓRIAS DO BENFICA e com certeza quererá manter esta vantagem, para isso terá que lutar até à exaustão, receber o apoio dos adeptos e transformar as fraquezas em forças, bloquear as transições rápidas do benfica, com pressão alta como é timbre do FCPorto em momentos que não tenha a bola.

Mas mais do que isso tudo tem que jogar sem medo de mostrar que é o Campeão, puxar dos galardões e entrar a matar, dominar o jogo não só na parte tática, como na componente física e mental, ambas muito importantes neste tipo de jogo.

Neste tipo de jogos o mais importante será a batalha do meio campo e é aí que se ganham 90% dos jogos, os outros 10% de jogos são ganhos em lances fortuitos como bola parada ou pontapés para a frente que sobram para alguém.
Do outro lado da barricada estarão quase de certeza. Javi Garcia, Witsel e Aimar, três jogadores completamente diferentes, Javi um médio-defensivo duro que não dá um lance por perdido, Witsel o box-to-box do benfica e Aimar o fantasista que hoje por hoje não aguenta noventa minutos em alta rotação e por aí o FC Porto poderá ter alguma vantagem Fernando é hoje em dia um dos melhores recuperadores de bola e um dos melhores trincos no passe de primeira, Moutinho um motor sempre em alta rotação para contrapor a Witsel com uma diferença, Moutinho é um motor mais técnico e com maior visão de jogo e com menos probabilidade de ferver em pouca água, falta saber quem será o companheiro deste duo no meio campo, eu penso que Vítor Pereira não deverá fugir muito a alguns dos jogos e apostar em Belluschi, que hoje em dia é um jogador muito completo quer a nível de recuperação de bola, quer em partidas rápidas e passes a rasgar defesas e está mais em forma do que o outro jogador que poderá entrar no onze titular que é Guarin, que aporta a este FC Porto um futebol mais físico, um futebol com mais potência física na hora do confronto físico mas também nos remates de longe que é uma das grandes especialidades de Guarin.
Penso que o FCPorto deverá jogar com Cristian Rodriguez na frente, por troca com James que foi expulso no último jogo e Varela que está a custar chegar à sua melhor forma. Rodriguez pode dar à equipa um melhor equilíbrio no meio campo, pois é um jogador mais voluntarioso e mais lutador do que Varela não que Varela não permita equilíbrios mas Rodriguez permite por exemplo que Belluschi caso jogue, possa subir mais.

Os outros dois da frente serão sem dúvida Kléber (que estará motivadíssimo pela convocação para a seleção do Brasil) e Hulk num momento de forma enorme que promete fazer estragos. O quarteto defensivo, deve passar por Fucile e Alvaro Pereira nas alas e Rolando no lado direito do centro da defesa e o seu companheiro deve ser Otamendi que também está a passar por um excelente momento de forma.É um jogo como disse de paixões que alguns transformam em fanatismo e arranjam problemas, esperemos que não existam essas confusões fora das quatro linhas, que seja um grande espetáculo de preferência com uma vitória do FCPorto sem casos e sem contestação e que mostremos mais uma vez que somos os melhores e que não vale a pena tentar meter abaixo, porque isso só nos dará mais força!

Para mim o jogo terminará com um resultado equilibrado, o Porto tem que ganhar mas não pode arriscar a perder o jogo para não ficar três pontos atrás e com a desvantagem de ter perdido no seu próprio campo.

A minha ideia será um sóbrio 2-1 \ 2-0 logo veremos, espero acertar!
O jogo é as 8:15pm e será transmitido na Sporttv1, o Porto Canal fará um especial antes do jogo e também depois do mesmo.