Vítor Pereira fez hoje a antevisão da partida de amanhã, frente ao Zenit, o treinador do FC Porto abordou várias questões, tentando evitar aquelas que abordavam situações que não a Champions League.
Foram declarações de Vítor Pereira a demonstrar respeito e conhecimento não só do valor do Zenit mas também das mais-valias técnicas quer individuais quer coletivas do adversário de amanhã na 2º Jornada da Champions League, ao falar da capacidade do adversário em adquirir jogadores como Danny, Bruno Alves, Kerzhakov e até o próprio treinador italiano que demonstra bem o poderio financeiro de uma equipa que segundo Vítor Pereira é uma das mais fortes nos dias que correm na Europa, que há semelhança do FC Porto também venceu recentemente a Liga Europa.
Vítor Pereira foi também abordado sobre o porquê de tantos treinadores Portugueses, estarem neste momento a ser bastante requisitados para trabalhar na Europa em grandes clubes.
O treinador do FC Porto começou por falar na elevada qualidade do treinador Português, não só no aspeto tático mas também a nível de metodologia de treinos, considerando até que os treinadores portugueses hoje em dia estão ao nível dos melhores treinadores Europeus.
Falando mais concretamente de futebol e do que se passa dentro das quatro linhas e evitando abordar o jogo de sexta-feira frente ao benfica, o treinador do FCPorto falou da pressão de vencer sempre no FCPorto dizendo, que depois de dois empates é impossível que alguém no FC Porto esteja contente pelos recentes resultados e que vão querer neste jogo, mostrar a capacidade dos jogadores através da qualidade de jogo e pela competência, não abdicando do tipo de jogo do FC Porto em momento algum.
Teremos então segundo Vítor Pereira, um FC Porto, pressionante com posse de bola, igual a si mesmo com maior capacidade de prolongar essa forma de estar por mais do que apenas os primeiros quarenta e cinco minutos do jogo contra o benfica, em que considerou ter perdido dois pontos e não ganho um, como alguns jogadores e dirigentes do adversário que estavam todos felizes por ter conquistado um ponto, parecendo que haveriam ganho o campeonato ali.
Vítor Pereira mostrou também um bom conhecimento sobre o adversário, dizendo que o Zenit é uma equipa de elevada qualidade individual mas, que funciona muito bem como equipa que explora com facilidade as transições rápidas dada a enorme velocidade dos seus avançados, mas que os jogadores do FC Porto são experientes e têm a lição bem estudada e sabem o que têm que fazer, para trazer da Rússia uma bom resultado para o FCPorto que passa sempre pela vitória.
O jogador escolhido pelo FC Porto para a conferência de imprensa foi Kleber (que demonstrou alguma timidez perante as câmaras de televisão que preenchiam a sala), que falou de várias coisas, abordando o tema da seleção Kleber disse que não é altura para pensar nisso, que por agora o FC Porto tem dois jogos muito importantes e que se devem concentrar apenas nisso, que depois sim pensará na convocatória para a seleção.
Não podia também deixar de ser colocada a questão sobre Falcao e de Kleber ser o seu substituto, questão que Kleber fintou de maneira mais simples, do que a problemática de entender as perguntas que eram traduzidas num português de difícil compreensão ás vezes, dizendo que como já tinha mencionado, gostaria que Falcao tivesse ficado para que lhe fosse permitido aprender mais e amadurecer, tal como Falcao o tinha feito, para depois entrar em campo, com maior maturidade e experiencia, mas o futebol é assim mesmo, Falcao partiu e era ele que estava no lugar e tem que render e aprender dentro de campo e espera poder corresponder às expectativas criadas em redor dele.
Kleber respondeu também a um jornalista que lhe perguntou, se dava mais valor a ser feliz num clube ou ao dinheiro que outros clubes com um enorme poderio, tal como os russos podem oferecer aos jogadores, rebatendo essa questão ao dizer "O mais importante é ser feliz, o Porto além de fazer grandes jogadores, faz também grandes pessoas, aqui somos tratados como pessoas simples, não nos falta nada, sinto-me muito bem e feliz. O FCPorto faz grandes jogadores e vende, nós sabemos que esse é o perfil do FCPorto . Mas pretendo fazer alguns anos no Porto para ser uma referencia como falcao e Bruno Alves que agora joga no aqui no Zenit".
Estão assim lançados os dados para o jogo da 2º Jornada, da Champions League que opõe o FC Porto ao Zenit atual líder do campeonato Russo a poucas jornadas do fim. O jogo é quarta-feira às 17:45 na Sporttv.

