Em equipa que aparenta entender-se bem, não se mexe (sim eu sei que mudei um pouco o ditado, mas não ganhamos o último jogo por isso, exigia-se a alteração), Vítor Pereira lançou o mesmo onze que vinha lançando nos últimos três jogos, apenas com uma alteração forçada, saiu Steven Defour por lesão e entrou Belluschi para o seu lugar, e a verdade é que tirando um remate e meia dúzia de apontamentos, a equipa sentiu a falta de Defour em campo. A bola não correu tão fluida, a recuperação da mesma demorava mais tempo e os avançados que são extremos não recebiam a bola tantas vezes em boas condições como deviam.Apesar destas condicionantes, o FCPorto teve chances de marcar, por mais do que uma vez, mas foi o Beira-mar que marcou, e que melhor maneira de marcar um golo, ao ser marcado por um jogador que salta à bola com os olhos fechados, Maicon já não é o melhor central do mundo, mas mete-lo a defesa direito está a fazer com que ele deixe de ter valia a central, e já não acho, que fosse muita, por constantes falhas de criança da parte dele em alguns jogos, arrisco-me mesmo a dizer que é melhor a defesa direito, do que a central, embora não suba muito nem tenha muito jeito para centrar, o que se pede a um defesa é que defenda, e o facto de ele estar ali em campo, permite uma enormidade de variedades táticas mas deixo isso para outro post, foi realmente um golo oferecido, pela defesa do FCPorto, mas foi ai que terminou o Beira-mar também, porque a partir daí até ao fim do jogo, a equipa do FCPorto foi remando contra a maré, nem sempre como deve ser, umas vezes com pontapés na bola para lado nenhum, outras vezes com umas jogadas bonitas mas sem muito sentido prático, mas mesmo assim iam encostando a equipa aveirense para perto da sua baliza e ao mesmo tempo cansando os adversários.
Como se costuma dizer, agua mole em pedra dura tanto bate até que fura, o FCPorto lá chegou ao golo, num dos poucos lances em que Hulk se lembrou que estava dentro de campo, e de uma bola centrada para a área fez uma assistência para James que de primeira empatou o jogo num remate bonito que terminou num bom golo, e foi o que se retirou da primeira parte.
Na segunda parte, Vítor Pereira deu ordens a Belluschi para subir mais, porque na verdade o FC Porto não precisava de tanta gente a defender, James, Hulk e Djalma circulavam no ataque sem posição fixa e Álvaro Pereira aproveitava o facto de no lado direito estar um defesa de tração atrás para ser mais um médio ofensivo que um defesa.
O FC Porto começou a rodar mais a bola e o beira-mar começou a não ter forças para correr atrás dela, e não demorou muito para que o FCPorto desse a estocada final no beira-mar, perto dos sessenta minutos e numa das muitas investidas pelo ataque, Álvaro Pereira cruza para a área e Hulk domina e marca o segundo golo, a partir daí os Campeões Nacionais, limitaram-se a controlar o jogo, mas foi também aí que Vítor Pereira demonstrou, que sofre de Jesualdite...apanhou-se a ganhar e em vez de tentar mais um golo, ou pelo menos dominar mais à frente, meteu Souza em campo, para se juntar a Fernando e Moutinho, alterando o esquema tático do FCPorto, mas por pouco tempo, já que a seguir metia Varela em campo voltando tudo ao mesmo esquema com a agravante, que tinha dois médios defensivos e um todo terreno e ninguém para construir jogo...deixando o jogo decorrer até ao fim, sem muito interesse, limitando-se a controlar o jogo e pouco mais.
Com o jogo a correr aborrecidamente para o fim, Vítor Pereira teve uma ideia, lembrou-se que tinha mais uma substituição e lançou o jovem de quem todos esperamos muito, Juan Iturbe, mas o mais curioso e lembro-me de o ter comentado na altura, esperou pelos descontos para o fazer, e lembro-me do que disse, "lançou agora o miúdo a faltar 2 ou 3 minutos para tirar o Hulk e assim o Hulk não fica chateado porque já está nos descontos, mas isto é só para para encher chouriços nem vai tocar na bola".
Mas a verdade é que Juan Iturbe ainda teve uma jogada engraçada, não correu tão bem como desejava certamente, mas viu-se ao que ele ia, e mais do que isso, quase ainda ia a tempo de ver o golo do empate dos aveirenses, naquele que foi a última jogada do encontro. Felizmente a bola não foi para a baliza e o jogo terminou em 1-2 a favor dos Campeões Nacionais, fazendo com que o FC Porto se mantenha na frente do campeonato isolado, ainda que dependendo do resultado que o segundo classificado faça no seu jogo hoje.
O FC Porto regressa agora aos treinos na segunda-feira para começar a preparar o próximo jogo, o início dos treinos é as 10h30m
Positivo do jogo:
- A boa forma dos jogadores, quer fisica quer mental, mesmo estando a perder conseguiram dar a volta ao jogo.
- Alvaro Pereira e Fernando parecem ter ultrapassado o trauma da saída e são neste momento dois dos melhores jogadores do FCPorto.
- Quarto jogo em que Vitor Pereira apresenta a mesma equipa o que só pode ser bom, visto dar confiança aos jogadores e permite que eles se adaptem rápidamente e possam jogar melhor.
- FC Porto está sem derrotas para o campeonato há 51 jogos, se conseguir continuar por mais cinco jogos, faz dois campeonatos sem uma unica derrota.
- Estreia de Juan Iturbe no campeonato nacional, mas a precisar de mais minutos, visto ser um valor que pode acrescentar algo que Djalma, Varela não parecem neste momento acrescentar.
Negativo:
- FC Porto joga com dois extremos a avançado o que demonstra o quanto Vitor Pereira confia quer em Walter, quer em Kleber que nem sequer foi convocado.
- A óbvia constaçao que Vitor Pereira tem problemas com Sapunaru e Fucile, pois mesmo com os dois jogadores sem lesões não são convocados, e se são convocados não jogam.
- A falta de ambição de Vitor Pereira que ao ganhar por 1-2 decidiu recuar a equipa para logo depois a devolver ao mesmo sistema, mas com tração mais defensiva que atacante.
- Senhor árbitro mais uma vez mete as maos pelos pés e vice versa, 1º dá amarelo a Hulk por reclamar de uma falta que sofreu, depois não dá o segundo amarelo a Hulk por pretensa simulação que lhe valeria o 2º amarelo, mas se voltarmos atrás e ele tivesse marcado a falta já não havia 2º amarelo para ninguem, depois faltas a favor do FC Porto só perto do meio campo, e se possivel na defesa do FC Porto tanto melhor, pequenas coisas que lhe valem o cognome Xistrema, va-se lá saber porque!
- OS senhores jornalistas, parecem vampiros, primeiro o tendencioso da TVI que apresentou queixa contra o FCPorto por agressão, piada que só a TVI é que fale nisso, mais ninguem viu? Agora são os da Sporttv, a festejar um golo em que a bola saiu quase pela linha de lançamento. Pelos vistos não é so no governo que há falta de profissionalismo. Ainda bem que não são todos assim.



