Páginas

Liga dos Campeões - FC Porto vs Zenit - 6º Jornada


Ponto final, STOP.
FC Porto tem hoje o jogo mais importante dentro de um ciclo, frenético, que culminou com a queda do vencedor das ultimas três taças de Portugal aos pés da Académica por 3-0, depois desse jogo tivemos uma lufada de ar fresca e um impacto completamente diferente dos jogadores em cada um dos dois jogos, quer contra o Shakhtar quer contra o SC Braga, o FC Porto precisava de vencer quatro jogos em quatro, para já venceu dois em três, o primeiro, permite-nos estar hoje a depender "apenas" de uma vitória perante o Zenit de passar para a segunda fase da Champions League, ao contrário do que já se lia e ouvia por esse país fora, quer pelos adeptos dos varrascos da segunda circular, quer pelos pasquins do costume, para esses o FC Porto nem à Liga Europa ia e cá estamos nós a lutar até pelo primeiro lugar do grupo, claro que dependendo de outras circunstancias felizes.
Já o jogo contra o SCBraga permitiu ao FC Porto manter-se no primeiro lugar da Liga Zon Sagres mesmo que em conjunto com o slb, mas conseguiu fugir ao Sporting Clube Portugal estando agora quatro pontos à frente dos mencionados atrás.


Voltando ao que interessa, o jogo FC Porto vs Zenit, é mais do que um jogo, é um passaporte para mais uns milhões que podem entrar nos cofres do FC Porto, e para além disso é uma pequena revanche do pior resultado que tivemos na Liga dos Campeões, onde tudo correu mal, desde o resultado, até aos próprios jogadores que pareciam miúdos a jogar futebol na rua e sem qualquer sentido tático.
Vítor Pereira convocou quase os mesmos jogadores que foram convocados nos últimos dois jogos, apenas uma mudança, Christian Rodriguez saiu da convocatória e regressou o recuperado Mangala. 
Muito importante será também toda a atmosfera à volta do jogo, não podemos nós adeptos, deixar de apoiar a equipa, se somos exigentes e assobiamos quando eles jogam mal, e não demonstram vontade, também temos que saber apoiar, quando os jogadores e equipa técnica se esforçam e lutam todos pelo mesmo objetivo. A nossa casa deve ser um inferno para os outros, não para os nos, é nestes momentos que nós Portistas temos que demonstrar a toda a gente, cá e lá fora que o FCPorto é um clube poderoso, que quando está unido pode derrotar qualquer equipa. Por isso vamos todos em conjunto com os jogadores suar a camisola, gritar, apoiar e dar aquela força extra que os jogadores podem precisar. 


Para mim o onze inicial deveria ser:


Mais uma vez insisto que deveria estar um defesa direito em campo, Maicon não tem estado mal, mas um defesa direito é um defesa direito, e já que a equipa está toda a ficar recuperada emocionalmente, acho que este seria o jogo perfeito para Fucile voltar à equipa, e porque? Porque o jogo que "enterrou" Fucile, foi precisamente este jogo, na Rússia Fucile descambou e deu cabo de um plano de jogo que até então não corria muito mal. No meio campo continuaria a apostar naquele que venho dizendo desde há algumas semanas ser o mais correto, Defour e Moutinho funcionam como um só e Fernando uns metros mais atrás é o "tampão" perfeito para que estes dois jogadores possam explanar as suas maiores qualidades e na frente continuo a apostar no mesmo trio dos últimos dois jogos, James e Hulk são claramente dois elementos fulcrais, já Djalma, não é o melhor jogador do plantel, mas é um dos que tem mais vontade de jogar, e de demonstrar que tem valor para jogar, e acima de tudo nunca é o melhor em campo, mas também nunca é o pior, ajuda a atacar, ajuda o meio-campo e se for preciso ainda dá uma ajuda na defesa, sinto até que à imagem de Varela nas duas primeiras épocas de FC Porto é um excelente complemento para o frenesim atacante que é Alvaro Pereira. 
Espero que possamos estar amanhã por esta hora a ler jornais felizes por ter pelo menos passado no segundo lugar do grupo. Não se esqueçam, a equipa precisa sempre de nós, mas precisa ainda mais de nós nos momentos de decisão! 
O jogo é às 19:45 e será transmitido pela RTP, como sempre terão aqui um link para acompanhar o jogo.