Páginas

SCP 0x0 #FCPorto com medo de se constipar Dragão faz jogo morninho...




Decidi esperar por hoje para fazer a crónica a este jogo, quis ver o que as televisões e os respetivos treinadores de bancada pagos para comentar diziam, para ver se eu tinha visto um jogo diferente de toda a gente, pelos vistos não vi, tirando a meia dúzia do costume.
O FC Porto não foi a Alvalade para vencer, ao contrário do que Vítor Pereira disse, mais do que ganhar, Vítor Pereira preferiu não perder e tentar arriscar quando podia, preferiu correr o risco de ficar dois pontos atrás do que na frente mesmo podendo perder e em vez de ficar com 2 pontos de atraso ficar 3.
Tal como tinha falado na antevisão do jogo aqui, o FC Porto teve muitas facilidades em parar o matacão do holandês lá na frente, não é grande coisa de cabeça e em corrida Rolando é mais rápido que ele e Otamendi antecipa-se muito rápido, nas alas, Álvaro Pereira secou o seu lado e ainda deu a ajuda do costume no ataque, no lado direito, aquele que eu pensava ser o maior perigo no ataque do Sporting, foi surpreendentemente secado por Maicon, Capel acabou substituído por Evaldo.
No meio campo, quer na primeira quer na segunda parte foi um jogo de Xadrez, se um treinador recuava, o outro subia, se um subia o outro dava um passo atrás, mostrando claramente que mais importante do que ganhar, era não perder, e foi isso que transformou este jogo num jogo monótono sem muito que contar, num jogo em que quase todas as jogadas de perigo apareceram de lances de transições rápidas que aproveitavam o facto de as equipas não estarem bem-dispostas taticamente no campo.Na frente de ataque do FC Porto, Hulk sozinho deambulava pelo ataque atrás dos dois centrais do Sporting e pelas laterais, como um avançado todo terreno, apoiado por Cebola e Djalma, que para além de se preocuparem a atacar também ajudavam a secar as laterais do Sporting, para que os extremos não pudessem atacar tanto. 


No fim de contas as duas equipas foram-se anulando uma à outra e quando isso não acontecia, eram os guarda-redes, os defesas, ou até mesmo os próprios colegas de equipa que evitavam o golo como aconteceu com Otamendi quase, quase no fim a evitar um golo que daria a vitória aos Dragões, isto depois de minutos antes Álvaro Pereira ter feito jus ao espírito PORTISTA, nenhuma bola está perdida, é possível chegar a todas.
O filme do jogo não tem muito para contar, foi um resultado justo pelo que foi feito em campo, mas se para nós Portistas, é uma tragédia um empata e sentimos que não jogamos muito nem que fizemos o que podíamos fazer, já para outros, foi um grande jogo e deviam ter ganho, mas há coisas extra jogo que podemos falar, e vou fazê-lo no que resta deste post.



Primeiro vou falar de uma coisa chamada relvado, o Sporting considera-se um clube grande, um grande da Europa e como tal, tem que ter um relvado em ótimas condições certo? ERRADO!
O relvado foi pintado, lembram-se de ver os jogadores e a bola a ficar verdes? Bem essa tinta vinha do relvado, que Vítor Pereira aqui na foto tão bem demonstra ter sido pintado antes do jogo, uma vergonha para os lados de Alvalade que nunca foi famoso por ter grandes relvados...


Depois o senhor árbitro, tal como tinha dito na antevisão, não foi escandaloso, mas também fez os possíveis para que o jogo não saísse do 0-0, se o Sporting tem queixas de um fora do jogo milimétrico, o FC Porto tem queixas de um penalty sobre Otamendi, e de uma não expulsão de Polga após cortar um contra ataque do FC Porto derrubando Hulk e não recebendo o respetivo cartão amarelo que seria o segundo. De resto pequenas coisinhas que não interferiram muito.

O excelente ambiente que existiu dentro e fora do campo, demonstrando mais uma vez que normalmente as confusões existem quando está um determinado clube em campo por mais que o tentem negar é o que acontece.

O FC Porto quebrou um recorde, que era do nosso campeão Bobby Robson, este foi "só" o 53º jogo que o FC Porto jogou para o campeonato nacional e NÃO PERDEU! Claro que a comunicação social não deu muita importância a isso, mas já estamos habituados.

O jogo mais importante do mês de janeiro está jogado, agora é a altura de o FC Porto arrumar a casa, ficar com os "importantes" e "despachar" os não importantes, ter gente motivada é muito importante, ter gente que não tem problemas com o treinador ainda melhor, já deu para ver que pelo menos três jogadores não contam para Vítor Pereira, Sapunaru, Fucile e Varela estarão de partida ou pelo menos o treinador não conta muito com eles, já Cebola quando tá em forma e com vontade é um ativo valioso, mas como o contrato está a acabar o FC Porto quererá fazer algum dinheiro para recuperar o investimento feito por ele e um avançado chegar ao Dragão é quase uma questão de não ser "idiota" porque realmente faz falta, Walter já não mora cá, Kleber parece ser cada vez menos o jogador que precisamos, as opções não são muitas, porque os valores também contam, mas urge contratar alguém, de preferência alguém que esteja habituado a lidar com a pressão que tenha capacidade de ser o centro do ataque e não ficar deslumbrado por ter chegado ao FC Porto.