Depois de passada mais uma jornada do campeonato nacional português, preferi não fazer a crónica ao jogo FCPorto 1x1 Académica, porque seria sempre condicionado pelos lances de arbitragem que aconteceram neste jogo. Sim o FCPorto teve lances que lhe podiam ter dado a vitória neste jogo, até mais do que um, pela minha contagem, pelo menos um penalty e um fora-de-jogo que tinham 98% de possibilidades de ser transformados em golo, um que não foi assinalado e outro que foi, ambos com decisões erradas ao que devia ter sido feito. Mas não vou por aí, hoje vou-me debruçar sobre o treinador do FCPorto, Vítor Pereira.
No início da época, o presidente dos Azuis e Brancos, Jorge Nuno Pinto da Costa, disse após a saída de André Villas Boas para o Chelsea que Vítor Pereira era o homem certo para o lugar, porque tinha vindo a ser preparado para isso, todos sabemos que Pinto da Costa muito raramente se engana na escolha dos treinadores e como temos todos muita confiança nele aceitamos sorrimos e demos os parabéns e fomos todos juntos para a luta.
O que é que poderia correr mal? Tirando Falcao a equipa era a mesma, com a entrada de Kleber, Bracalli, Alex Sandro, Djalma, Iturbe, Defour e Mangala e posteriormente viria a entrar Danilo que é considerado apenas o futuro lateral direito da selecção do Brasil, que sempre teve dos melhores laterais direitos do mundo.
É óbvio que nada poderia correr mal, é tão óbvio tão óbvio que passado meio ano, tudo correu mal, e quais são as razões? São várias, desde já o mau relacionamento de Vítor Pereira com alguns jogadores, que me parece vir da época passada claramente, Belluschi, Guarin, Fucile, Sapunaru e Varela claramente foram votados ao ostracismo por este treinador, se Belluschi é um jogador que quando está em forma e com a cabeça no sitio é um nº 8\10 fabuloso e imprescindível como se viu a época passada, Guarin precisa de jogo e de jogar para se sentir útil e subir de forma como também se viu na época passada, Vítor Pereira não parecia claramente contar com nenhum dos dois e por isso foram despachados para Itália em Dezembro. Já os casos de Fucile e Sapunaru são diferentes, Vítor Pereira é uma espécie de Jorge Jesus do norte, ou os jogadores fazem o que ele quer ou não calçam as chuteiras nem para ir para o banco e Fucile lá seguiu a sua vida para o Brasil onde é neste momento um dos imprescindíveis do Santos e em pouco menos de 2 meses já conquistou a "torcida" santista, Sapunaru joga quando há lesões ou quando Vítor Pereira se lembra, porque até Djalma que era um dos melhores avançados do marítimo na época passada é nesta um temível defesa direito que não assusta ninguém!
Varela ninguém sabe o que aconteceu, mas é possível um jogador que joga na seleção portuguesa de futebol, estar um ano inteiro em baixa de forma, MESMO sabendo que vai ter um Europeu e que se não jogar, a única maneira de ver o Euro2012 com os seus olhos e pés é se for à Polónia\ Ucrânia ver os jogos? Eu acredito claramente que não é possível e este é mais um dos casos a juntar aos já mencionados atrás de jogadores que não gostam de Vítor Pereira. Iturbe, que era uma das maiores expectativas dos adeptos para a época de 2011\2012, nem sequer convocado é.
Tudo isto é muito e explica um bocado da época do Futebol Clube do Porto com Vítor Pereira ao leme, mas não explica tudo, há mais ainda para falar.
Se no inicio da época Vítor Pereira era o homem certo e os jogadores aparentemente concordavam com isso, é neste momento clarisimo que nem os jogadores concordam com isso nem o querem ali e isso é fácil de ver por qualquer adepto do FC Porto e porque é que eu digo isto?
Bem por muitos motivos, vou enunciar alguns que me parecem por demais evidentes:
- Sempre que algum jogo decide alguma coisa os jogadores não jogam nem com velocidade, nem com vontade alguma, a não ser que o jogo diga alguma coisa aos jogadores, jogos com o da Luz, ou com o Zenit são jogos diferentes, porque permitem aos jogadores mostrar o seu valor, todo e qualquer jogo mais baixo do que isso, um qualquer Feirense. Académica etc não são jogos importantes e por isso os jogadores desleixam-se, mostrando a quem quer ver que o treinador nem os conquistou nem vai no caminho certo.
- Vítor Pereira demonstra claramente desconhecimento total da realidade que tem como elemento principal ele próprio, diz que o FC-Porto está unido, que os jogadores mais do que ninguém querem ganhar, que jogamos à FC-Porto e que demonstramos o que queremos jogo após jogo!
- Apenas em um jogo demonstrou aos jogadores que queria claramente ganhar, mas nesse jogo os jogadores também queriam ganhar e por isso correram mais do que nos outros jogos.
- Este treinador não tem poder de motivação, fala como um treinador de equipa do meio da tabela, predicados que fazem dele um treinador de clube do meio da tabela, que a meu ver teria alguma dificuldade para treinar um clube desse mesmo meio da tabela, quando se apanha a ganhar um jogo pede calma aos jogadores e recua, sim eu sei que 1-0 é melhor que 0-0 e 0-1 mas o FC Porto é superior a 99% das equipas deste campeonato a larga distância porque demonstrar tanto medo...e acima de tudo como já disse atrás, não é capaz de chamar os jogadores a si porque tem problemas com muitos deles
- A própria escolha da sua equipa técnica é discutível e demonstrativa que ele não anseia a altos vôos com tantos adjuntos bons na própria estrutura do FC Porto, Vítor Pereira foi buscar um treinador que era conhecido por ser perfeccionista no que toca a movimentos defensivos tão perfeccionista que conseguiu ser demitido do Varzim por maus resultados, felizmente alguém se lembrou de o mandar para a bancada, mas meter um preparador físico a ajudar o treinador também não vale de muito...continuo a falar dos que andam nas camadas jovens, Capucho, Folha etc...
O FC Porto é neste momento uma equipa que ninguém teme, nem sequer os clubes que sobem de divisão, em qualquer um dos jogos deste campeonato os jogadores dão 45 minutos de avanço ao adversário, seja em casa seja fora e daí nasce um facto curioso que toda a gente diz que é fantástico, eu chamo-lhe de absurdo, como é que podem considerar fantástico uma equipa marcar os golos quase todos a partir dos 70 minutos? E o resto do jogo é para que?
Verdade que o treinador tem vindo a melhorar o seu discurso pouco real e tem dito umas coisinhas engraçadas mas mesmo assim, dizer que o FC Porto podia nem ter "recebido" um ponto no jogo contra a Académica, quando o maior culpado da não vitória foram tão só os meninos dentro de campo, sim, neste caso acho que são mais os jogadores a mostrar que não estão com o treinador do que burrice do treinador, a verdade é que a direção do FC Porto já deveria ter feito alguma coisa em Novembro, quando em menos de três semanas, passamos de lideres do campeonato, vencedores da taça de Portugal e uma das equipas mais fortes no grupo da Liga dos Campeões, para arrumados na taça de Portugal pela Académica por 3-0, arrumados da Liga dos Campeões por aselhice e falta de jeito do treinador na preparação dos jogos e finalmente para segundos do campeonato quando íamos à frente do mesmo isolados, talvez aí ainda houvesse a possibilidade de melhorar o jogo, de recuperar a força mental dos jogadores e não estragar uma época que tinha tudo para terminar com vitórias.
A meu ver Vitor Pereira traçou o seu caminho já na época passada quando era adjunto de AVBoas, algo não estava a correr bem ali, mas como não era ele o técnico principal os jogadores foram aguentando, caso este seja o caso, errou também a direção ao não perceber os sinais vindos do balneário ou se os entenderam foram entendidos tarde demais.
Vitor Pereira está condenado a sair pela porta pequena mesmo que vença o campeonato porque simplesmente não tem valor para mais, na verdade nem acho que para ser campeão nacional tem valor, se o for é graças aos jogadores que preferem ganhar mesmo não gostando do treinador que perder só para despachar o treinador.
É caso para dizer, que não é a fé nem o rezar ou beijar o terço (sim, porque antes de dizer que quase nem um ponto conseguíamos Vítor Pereira preferiu beijar o terço em vez de agradecer aos jogadores por lhe salvarem a pele de novo) que fazem vencer, convém ter jeito, porque ser treinador não é só ter um curso, é preciso ser humano e humilde, até Jesualdo conseguiu vencer campeonatos com as suas tácticas de aguentar o 1-0.
Para finalizar apenas uma curiosidade Villas Boas é um excelente comunicador e aparentemente um não muito bom treinador de campo, Vítor Pereira segundo dizem as línguas é um muito bom treinador de campo e muito mau comunicador e agregador de ideias...posto isto, Villas Boas já foi demitido do Chelsea porque não sabia treinar... Vítor Pereira provavelmente será demitido porque não sabe falar.
Registo do F.C. Porto no Dragão:
Jornada:
1º F.C. Porto - Gil Vicente, 2-1 ao intervalo (3-1 no fim)
2ª: F.C. Porto-Setúbal, 0-0 (3-0)
3ª: F.C. Porto-Benfica, 1-0 (2-2)
4ª: F.C. Porto-Nacional, 2-0 (5-0)
5ª: F.C. Porto-P. Ferreira, 1-0 (3-0)
6ª: F.C. Porto-Sp. Braga, 1-0 (3-2)
7ª: F.C. Porto-Marítimo, 0-0 (2-0)
8ª: F.C. Porto-Rio Ave, 1-0 (2-0)
9ª: F.C. Porto-V. Guimarães, 1-0 (3-1)
10ª: F.C. Porto-U. Leiria, 0-0 (4-0)
11ª: F.C. Porto-Feirense, 0-0 (2-0)
12ª: F.C. Porto-Académica, 0-1 (32)