O FC Porto carimbou hoje a passagem à próxima fase da Taça de Portugal após uma vitória retumbante sobre o Pero Pinheiro, equipa da 3º Divisão Nacional.
Foi um jogo sem grande história, apesar dos primeiros quinze minutos de algum equilíbrio, quinze minutos foi o tempo que o Pero Pinheiro aguentou fisicamente o maior poderio do FC Porto que aos poucos ia acelerando o passo e o Pero Pinheiro recuava no terreno, foi uma questão de tempo até aparecer o primeiro golo do FC Porto, que chegou aos trinta minutos por intermédio de Defour, que se estreou a marcar pelo FC Porto, a partir daí foi um descambar de golos, uns atrás dos outros, Walter faturou quatro golos, que o coroaram melhor jogador da partida, Djalma e Varela foram os outros a picar o ponto, Djalma por duas vezes e Varela uma.
Aqui e ali, via-se um porto em constantes tabelas, contra ataques rápidos e com um maestro como capitão de equipa, Belluschi foi o mágico de ocasião como em tantas outras vezes, desenhou o segundo golo do FCPorto aos 33 minutos, com uma obra de arte ao ultrapassar dois adversários de uma vez e picar a bola com conta peso e medida para Walter que só teve que saltar e encostar para o seu primeiro golo. Convém destacar também, a maneira como os jogadores se concentraram para este jogo, não cometendo erros recentes como aquele jogo contra o Feirense.
A equipa inicial teve muitas alterações onde se destacam as estreias de dois dos reforços do FC Porto para esta época.
Juan Iturbe - N º 27 |
Juan Iturbe, talvez uma das maiores esperanças do FC Porto não só para o futuro mas também para o presente, já que é considerado uma enorme promessa do futebol mundial.
Começou o jogo algo acanhado encostado à linha na faixa direita sem fazer as jogadas interiores, o que lhe bloqueava a possibilidade de poder ter o protagonismo que tanto gosta, não se sabe se propositado ou não, para que pudesse ter uns minutos de entrosamento com a equipa ou se alguma falta de entendimento da tática da equipa, o que é certo é que a partir dos trinta minutos de jogo, Iturbe começou a entrar mais na partida e ainda foi a tempo de iniciar as jogadas que resultaram em dois golos, através das suas arrancadas da direita para o centro, rasgando a defesa por completo, quando começava a entrar no jogo Iturbe lesionou-se numa jogada em que caiu mal e terá feito provavelmente uma luxação no braço, esperemos que não seja nada demais. Foram apenas quarenta e cinco minutos, mas sobretudo pelos últimos quinze, ficamos com a certeza que está ali um diamante por lapidar, bem ao jeito do FC Porto.
Alex Sandro - Nº 26 |
Alex Sandro jogou no lado esquerdo da defesa e não comprometeu muito a nível defensivo e tentou dar uma ajuda no ataque.
Apesar de não ter comprometido muito Alex Sandro demonstrou ainda algumas pechas no desempenho já que fez várias faltas características do futebol brasileiro, com certeza terá mais oportunidades para se poder adaptar, mas parece já conhecer um pouco do que é o jogo do FC Porto e da sua tática, a rever em próximos jogos, já que o Pero Pinheiro não deu muito trabalho e isso, para um defesa é essencial, para mostrar o seu valor.
Kadu, guarda-redes de 16 anos, acaba de tornar-se o atleta mais jovem a vestir a camisola do F.C. Porto em jogos oficiais. O jovem angolano foi suplente utilizado na deslocação ao reduto do Pero Pinheiro, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal (0-8).
Aldo Geraldo Manuel Monteiro, vulgo Kadu, completa 17 anos a 30 de novembro. Bateu, como tal, a marca estabelecida por Sérgio Oliveira a 18 de Outubro de 2009. Na altura, o médio tinha 17 anos, quatro meses e quinze dias.
Pouco fez, tocou na bola, uma ou duas vezes, apenas o suficiente para se inscrever no boletim da partida e estrear-se pelo clube do seu coração, como sempre fez questão de dizer.
FICHA DE JOGO
Pero Pinheiro-FC Porto, 8-0
Taça de Portugal 2011/12, 3.ª eliminatória
15 de Outubro de 2011
Campo de jogos Pardal Monteiro
FC PORTO: Bracalli; Sapunaru, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Souza, Belluschi e Defour; Djalma, Walter e Iturbe.
Substituições: Iturbe por Varela (46m), Djalma por Cristián Rodriguez (65m), Bracalli por Kadu (82m)
Não utilizados: Fucile , Rolando, Fernando, James Rodriguez.
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-5
Marcadores: Defour (30m); Walter (33m, 35m, 45m e 90+1m), Djalma (40m e 57m), Varela (61m)