Uma vida de momentos, de felicidade, de tristeza, de alegria, êxtase, tudo isto são palavras que definem a vida de um Portista! Sim com P grande, porque ser Portista, é ter um sentimento de pertença, é um sentimento que me faz ser orgulhoso do meu Portismo, é quase tão importante como ser Português!
O FC Porto é neste momento o clube em Portugal com mais títulos, não só nacionais, como internacionais e tem vindo desde há cerca de 30 anos a trilhar um caminho que o leva cada vez mais a ser respeitado a nível mundial.Sendo um dos clubes com mais presenças na liga dos campeões, o FC Porto é hoje por hoje, um nome temido na Europa do Futebol, mas acima de tudo é um dos clubes mais bem geridos do mundo, aliando a constante revelação de jovens jogadores que brilham por essa Europa fora, sendo adquiridos pelo FC Porto por pequenas ninharias, sendo vendido por enormes somas, jamais pensadas em outras alturas.
Jogadores como Pepe, Ricardo Carvalho, Deco, Bruno Alves, Bosingwa, Anderson, Falcao, Lizandro Lopes, Lucho Gonzalez, Jardel, Paulo Ferreira, são apenas alguns dos mais brilhantes casos deste Mágico clube que é o F C Porto.
Que melhor maneira de celebrar um aniversário, do que transmitir o nosso pensamento do que é ser Portista?
Ser Portista, é sentir o sangue a ferver, é saber que ele é vermelho mas sentirmos que o nosso EU é todo azul, é achar que um empate é uma derrota, é achar que uma derrota, só se cura com uma vitória contundente, é saber que se perdermos, os jogadores sentem a derrota tanto como nós, que mesmo que o FC Porto perca, os jogadores deixam tudo em campo, porque isso é o mínimo que exigimos, é saber que ganhar 1-0 e não jogar futebol é sinónimo de assobios de exigência máxima de querer mais futebol de não nos contentarmos com pouco!
É chorar, com jogos como o de Sevilha, é estar perto dos ataques cardíacos com jogos como o de Manchester, quem não se lembra de Costinha, a marcar o golo mais importante da sua vida, de Mourinho a correr que nem um menino a quem ofereceram a prenda que mais desejava na sua vida.
Ser Portista é ver a final em Tóquio e vencer nos penalties, com um golo de Pedro Emanuel, que naqueles instantes antes do golo demonstrou todo o seu amor, naquele olhar de morte de quem sabia que o único caminho possível era a vitória e que estavam milhares de pessoas prontas a rebentar de alegria para festejar...aqueles momentos mágicos, vencer a liga dos campeões, com um golo de calcanhar, ganhar o Campeonato do Mundo de clubes num campo de batatas, com chuva e neve até aos joelhos...e o penta...esse feito único em Portugal.Na verdade ser Portista não tem bem explicação, porque podíamos estar aqui horas e horas, a lembrar jogos, jogadores, momentos, vitórias, homens, sobretudo, falar de Jorge Nuno Pinto da Costa, ele o obreiro do atual Futebol Clube do Porto, talvez o membro mais importante de toda a história do nosso GRANDE CLUBE (não lhe chamo glorioso, porque isso faz-me pele de galinha, lembra-me de coisas extra FC Porto), mas não vou individualizar, até porque todos sabemos que para o nosso presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, o mais importante é defender o nosso clube, é dar-lhe valor pelas vitórias e não erguer estátuas suas em frente ao estádio, essas são para os homens que lutam como o ENORME José Maria Pedroto, que deu o pontapé de partida para um crescimento imparável do Futebol Clube do Porto, para os que deixam a vida em campo, como Pavão, para os que são apanhados pelo infortúnio da vida como Rui Filipe, mas também para os cada vez em maior numero, adeptos, sócios e simpatizantes, que vivos ou mortos, jamais serão esquecidos por uma instituição que se orgulha de pertencer aos adeptos e por representar o seu país no estrangeiro como nenhuma outra o faz, sendo uma das marcas mais respeitadas pelo mundo fora, representando Portugal e os portugueses.Mas na verdade não há bem uma explicação para este sentimento que é ser Portista...porque isto é uma coisa inexplicável, é como o AMOR, dizem que é uma coisa que se sente que não se explica, é impossível explicar na verdade.Quantos de vocês como eu, não ficam furiosos, frustrados com um simples empate, que nem queremos ouvir falar de futebol durante uma semana, ansiosos para que chegue o próximo jogo?
Haveria tanto a dizer, mas a verdade, é que só de pensar nos momentos maravilhosos que já senti, de me deitar as 10 e 11 da manhã por estar a festejar os títulos do meu clube, das lágrimas que já derramei, sobretudo de felicidade, com tudo o que de bom o meu clube me dá. Teria para escrever durante mais um ano até ao próximo aniversário...mas sinto em mim a pele arrepiada, uma emoção ao lembrar tudo isso...que penso no futuro, e esse é já daqui a umas horas, no próximo jogo da Champions League e é essa que quero que seja a prenda dos nossos jogadores!
Um jogo à Porto! Uma vitória à Porto! Para que todos nós, neste dia tão especial, festejemos mais uma alegria que este maravilhoso clube nos deu, dá e dará sempre! Porque o nosso clube, nunca nos desilude, mas para sempre nos deixará cheios de ilusão, paixão e felicidade!
FELIZ ANIVERSARIO Futebol Clube do Porto
Hoje haverá uma celebração para festejar, o programa fica aqui discriminado em baixo
O FC Porto comemora amanhã, quarta-feira, o 118.º aniversário, data que será assinalada com o tradicional hastear da bandeira, da colocação de flores nos monumentos de homenagem a José Maria Pedroto e a Rui Filipe, bem como de uma Missa na Igreja de Santo António das Antas.
Às 10h30, o presidente da Assembleia Geral do FC Porto, Sardoeira Pinto, marcará presença na cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, às 10h40 a colocação de flores nos bustos de José Maria Pedroto e de Rui Filipe. Às 11h00, na Igreja das Antas, será celebrada uma missa em memória de todos os portistas já falecidos.


