Segunda jornada da Champions League, o FCPorto encontra na Rússia o Zenit, atual líder do campeonato russo com 2 pontos de avanço para o 2º classificado e com cinco jornadas para terminar o campeonato. Pelo contrário o campeonato do FC Porto, vai na 6º jornada embora no 1º lugar partilhado com benfica e Braga. Depois de dois empates seguidos, o FC Porto tem neste jogo o palco ideal para demonstrar o seu valor e provar que os empates contra, Feirense e benfica para o campeonato foram apenas escorregadelas temporais do Dragão para o campeonato nacional.
FCPorto e Zenit vencedores anteriores da Liga Europa e campeões nacionais do seu país, chegam a este jogo em fases diferentes da época e em posições diferentes no grupo da liga dos campeões, Os dragões, vão em 1º do grupo em conjunto com o Apoel e o Zenit em último junto a Shakhtar, o FCPorto iniciou o campeonato há pouco tempo, está em primeiro e ainda falta muito para terminar o mesmo, o Zenit está prestes a terminar o campeonato, jogadores mais desgastados fisicamente e não se pode descuidar para não perder o primeiro lugar e o respetivo campeonato da Rússia, tudo isto causará sem dúvida pensamentos e maneiras de aturar bem diferentes para ambos os clubes, pois o Zenit terá forçosamente que vencer este jogo e ao mesmo tempo, pensar no próximo jogo do campeonato onde não poderá vacilar, já o FCPorto para além de ter a vantagem de poder jogar com o 1º lugar do grupo, terá "apenas" que manter a tradição que é nunca perder em deslocações à Rússia em jogos das competições Europeias, onde nunca perdeu e caso vença carimba quase o passaporte para a 2º fase, precisando apenas de vencer os dois jogos em casa e garante até o 1º lugar do grupo praticamente.
Vítor Pereira na antevisão disse que o FCPorto vai jogar igual a si mesmo e esse igual a si mesmo, será a 1º parte do jogo contra o benfica, com um FC Porto pressionante, com posse de bola, remates de longe, trocas de bola rápidas e a olhar para a baliza adversária, não abdicando nunca dos predicados que fazem do FC Porto hoje em dia uma das equipas mais respeitadas da Europa.
Vítor Pereira convocou para este jogo:
Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, James, Djalma, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour, ficando de fora Guarin, ainda por força do castigo pela Supertaça Europeia contra o Barcelona.
O Zenit não é uma equipa muito pressionante no meio campo, preferindo as transições rápidas e os contra-ataques, sendo que lançados os dados do jogo o FCPorto não terá forçosamente a obrigação de usar um meio campo de combate, possibilitando assim o regresso de Belluschi à titularidade junto a João Moutinho e Fernando que terá com certeza a missão de tapar Danny (o Português é um dos melhores jogadores do Zenit), no meio, na defesa salvo surpresas de Vítor Pereira jogarão Otamendi e Rolando no centro da defesa, completando o quarteto defensivo Alvaro Pereira e Fucile, na frente a maior incógnita, jogará James, junto a Kleber e Hulk ou jogará Varela?
Na minha opinião deverá jogar James, para aproveitar o melhor momento de forma ainda do que Varela e Rodrgiuez e também aproveitar a sua "raiva" em querer mostrar que está refeito da expulsão que foi alvo no campeonato e que está também arrependido e uma enorme exibição neste jogo seria como que um pedido de desculpas. Não será um jogo fácil, será até dos mais difíceis desta fase da Champions League mas um FC Porto ciente do seu valor, com jogadores concentrados e com a vontade de vencer de sempre, o FCPorto poderá manter a tal tradição e trazer da Rússia uma vez mais os 3 pontos e seguir no primeiro lugar do grupo.
O jogo será às 5:00pm e a transmissão está a cargo da Sporttv. Perto da hora do jogo na ligação aqui no site TV Porto terão link para ver o jogo em direto.

