Páginas

Depois da tempestade vem a bonança.

Depois de uma época onde o domínio do FC Porto foi tão claro, tanto internamente como internacionalmente, a expectativa para esta época era grande mas com o avançar do tempo a expectativa ia-se esbatendo, notícia após notícia e derrota após derrota, agora que olho para esta época, já em jeito de conclusão, e penso: "tudo o que podia ser um bom ciclo não passou de mais um pesadelo".
O Porto sempre foi reconhecido por ter um balneário blindado, digamos assim, e esta época já tivemos alguns casos que vieram a público, dou como exemplo a questão do Guarín, Fucile, Cristian Rodriguez, podia enumerar mais alguns, que me deixam, como já referi, com a sensação de pesadelo ao que fica desta época e que o balneário do FC Porto não está nos melhores dias e um dos grandes "culpados" é o treinador Vítor Pereira.
Vítor Pereira, na minha opinião, sempre mostrou que não estava ao nível do que é exigido no FC Porto e tudo começou até pela própria apresentação, o discurso nunca foi o mais adequado e até a questão da clausula foi um pormenor ridículo. Ao longo da época, como já referi, foram-se criando alguns conflitos entre treinador e jogadores, o Vítor Pereira nunca foi um treinador que soubesse ou conseguisse ler o jogo da melhor forma, salvo rara excepção da vitória por 3-2 ao Benfica onde aí sim arriscou e conseguiu uma vitória clara, finalizando foi um erro de casting por parte do Pinto da Costa na escolha para treinador, prova de que a saída do André Villas-Boas não fosse algo de que estaria à espera.

Além da parte do treinador ter falhado, também existiram pormenores directivos que não gostei, o discurso para com a Taça da Liga, posso também não gostar da competição em si mas é uma competição e o FC Porto onde entra tem de ser para ganhar e os discursos têm de conter ambição. E de uma época onde tínhamos 6 competições para poder ganhar passamos para uma época onde ganhamos 1 título e lutamos por outro, que apesar de tudo é o mais importante, falo do campeonato. Mas não deixa de ser pouco para as aspirações de um clube como o Porto.

Como o título deste texto indica esta época foi uma tempestade, isto mesmo que ganhemos o campeonato, e às vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois passos à frente e como adepto convicto que sou acredito que o Porto dê a volta por cima e na próxima época seja o regresso à normalidade do Porto. Agora, numa de antevisão da próxima época, é quase certo que o Vítor Pereira sairá do comando técnico do FC Porto, e apesar de não sair grandes notícias cá para fora, penso que o futuro treinador do FC Porto será, ao que tudo indica Leonardo Jardim, que diga-se de passagem está a fazer uma grande época no Braga, e com a saída do Jardim acredito que Pedro Emanuel subirá para o Braga e que a médio prazo estará a treinar o FC Porto.

Para concluir espero, que apesar de tudo, o FC Porto consiga conquistar o título mas não vai ser fácil, isto porque o nosso nível exibicional está muito inconstante. Eu acredito que melhores dias vêem aí.

PS: Hoje veio a público uma notícia que dava conta de um desentendimento entre o Cristian Rodriguez e o Moutinho, que a ser verdade vem provar o que disse, o balneário do FC Porto está todo baralhado e que não existe harmonia no plantel, tudo um pouco por culpa de certas decisões do treinador. E prova outra coisa, que o Cristian Rodriguez só foi comprado para "provocar" o Benfica, porque tirando a primeira época, onde realmente fez bons jogos o resto foi praticamente nulo, já era tempo de o libertar. Podem ver a notícia aqui.